sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CONHEÇA A HISTÓRIA DO VILLARREAL, CANDIDATO À SURPRESA DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE, SEGUNDO NOSSA ENQUETE


O Villarreal surgiu em 1923 com o intuito de promover o esporte na cidade espanhola. No início, o clube, que hoje é conhecido por suas cores amarelas, adotou um uniforme com camisas brancas e bermudas pretas. A mudança para o que vigora atualmente ocorreu apenas em 1946.
Ao contrário do que aparentam suas boas campanhas recentes na primeira divisão espanhola, o Villarreal é considerado um clube pequeno da Espanha. No início de sua história, ficou marcado por tentar, sem sucesso, o acesso à segunda divisão espanhola.
Pelo contrário, depois da paralisação de três anos no fim da década de 1930, devido à Guerra Civil Espanhola, o clube acabou caindo para a divisão inferior, abaixo da terceira nacional.
O acesso à segunda divisão só viria nos anos 1970, mas não duraria muito. O clube subiu em 1970/71, e logo no ano seguinte voltou à terceira.
Durante a década de 1980, o panorama não seria diferente. O time alternava campanhas na divisão regional, na terceira e, pouquíssimas, na segunda, sempre longe de uma vaga na elite do Campeonato Espanhol.
As coisas só começariam a ganhar contornos mais otimistas nos anos 1990. Logo no primeiro ano, 1990/91, o Villarreal subiu para a segunda divisão e conseguiu, enfim, uma seqüência em busca do tão sonhado acesso à primeira divisão.
E ele veio na temporada 1997/98, com uma vitória no confronto direto contra o Compostela. Assim, o clube, depois de 65 anos nas divisões inferiores, estreava na elite do futebol espanhol.
Não foi, no entanto, um começo positivo. De cara, o Villarreal ficou na 18ª posição do certame e foi rebaixado. Voltaria, porém, em 2000/01, e começaria uma história surpreendente no torneio nacional.
Conseguiu um sétimo lugar logo no primeiro ano depois do retorno, e, dois anos depois, garantiu vaga na Copa da UEFA ao vencer a Copa Intertoto (torneio de pré-temporada que define últimos classificados para a competição européia).
O melhor, porém, ainda estaria por vir. Na temporada 2004/05, o Villarreal terminou o Campeonato Espanhol na inédita terceira colocação, e conseguiu vaga na Liga dos Campeões da UEFA. Na mais importante competição interclubes do Velho Continente, a equipe chegaria até as semifinais na temporada 2005/06, perdendo para o time inglês Arsenal F.C.

Nenhum comentário: