terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça o Mazembe, carrasco do Internacional no Mundial de Clubes

O dia 14 de dezembro de 2010 ficou para a história do futebol mundial. Sim, o Tout Puissant Mazembe, clube da República Democrática do Congo (antigo Zaire) derrotou o até então favorito Internacional no Mundial de Clubes. Dois times com uma disparidade técnica grande, mas o que se viu no estádio Mohamed Bin Zayed foi um caso atípico. Uma “zebraça” daquelas que ninguém nunca mais esquecerá, principalmente os gremistas.

O Mazembe foi fundado em 1939 e tem como nome “Todo Poderoso Mazembe”. Uma alusão ao Corinthians? O clube congolês foi fundado em Lubumbashi a partir de monges que queriam aumentar o lazer no Instituto de São Bonifácio Elisabethville e foi-se criado um time de futebol para esses sacerdócios passarem o tempo.

O primeiro título do Mazembe foi em 1966, quando ganhou o Campeonato Congolês. Em seguida, no mesmo ano veio o título da Copa do Congo. Ao todo o clube tem dez títulos do Campeonato Congolês (dessas dez conquistas, quatro foram nesta década – 2001, 2006, 2007 e 2009) e cinco Copas do Congo. De conquistas internacionais, o Mazembe ganhou quatro vezes a Copa dos Campeões da África, sendo bicampeão em 2009 e 2010. A última conquista veio em uma goleada por 5x0 em cima do Espérance Tunis, da Tunísia, precisando apenas do empate no jogo de volta.

Com isso, veio o direito de participar do Mundial de Clubes da FIFA. Mas, o ano passado o clube congolês foi eliminado nas quartas-de-final, com a eliminação diante do Pohang Steelers, da Coréia do Sul, por 2x1. Em seguida, perdeu o 5º lugar para o fraquíssimo Auckland City, da Nova Zelândia, por 3x2.

Jamais imaginaria-se que este ano o Mazembe passasse pelo Pachuca, forte time mexicano e que certamente daria mais trabalho neste Mundial caso jogasse tudo o que sabe. O goleiro da equipe, Muteba Kidiaba tornou-se o grande nome e figura dos congoleses na competição. Com uma comemoração irreverente, o arqueiro também atua bem debaixo dos três paus. Na partida histórica contra o Internacional, Kidiaba também foi fundamental, garantindo os 2x0 a favor do Mazembe.

Mazembe faz história no Mundial de Clubes - Foto: EFE

Por falar em Kidiaba, ele foi campeão em 2009 junto com a seleção local da Copa Africana de Nações. Além dele, mais sete jogadores pertenceram a aquela seleção. São eles: Bawaka Mabele, Joel Kimuaki, Kazembe Mihayo, Ngandu Kasongu, Mbenza Bedi, Dioko Kaluyituka e Luyeye Mvete.

O futebol está mudando. A disciplina tática não é mais o bastante. Força física e determinação ajudam a ganhar jogo também. O Mazembe mostrou isso diante dos Colorados. Seja bem vindo, Todo Poderoso Mazembe!

Nenhum comentário: