sábado, 20 de dezembro de 2008

Blatter anula punição ao Peru e Internacional fica sem vaga no torneio


O sonho do Internacional de disputar uma Copa Libertadores da América no ano de seu centenário terminou com neste sábado com um anúncio do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O mandatário da entidade máxima do futebol revogou a punição preventiva imposta recentemente à Federação Peruana de Futebol (FPF), que poderá colocar suas equipes no principal torneio interclubes do continente.
O Peru havia sido suspenso de todas as competições internacionais por causa de uma intervenção do governo daquele país à FPF – algo que não é tolerado pela Fifa e nem pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) – para a renúncia do então presidente da entidade do futebol. Mas uma carta de “boas intenções” feita pelo Instituto Peruano do Esporte, gerido pelo Estado, fez com que a punição imposta em 25 de novembro fosse repensada menos de um mês depois.
“A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) e a Fifa examinarão dentro de 60 dias se as boas intenções da carta estão sendo confirmadas”, declarou Jerome Chapagne, diretor de relações internacionais da Fifa. Se tudo correr dentro dos conformes, a punição será revogada de forma definitiva em março de 2009.
Com o Peru de volta à Libertadores e às Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o único prejuízo do país com a punição recebida em novembro foi a perda da sede do Campeonato Sul-americano sub-20 e o direito de participação deste torneio.
Mas o Internacional, campeão da Copa Sul-americana deste ano e que tentava tirar proveito do título para pleitear uma vaga do Peru junto à Conmebol para disputar a Libertadores, terá que se contentar com a disputa da Copa do Brasil do ano de 2009, quando o Colorado completará seu 100º aniversário.

Nenhum comentário: