![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrGkthNoopXPJ5qwdzzv5g18U7U4RZeF1b_4JyZYSgLQFOijeMYxi38Ze1Wi5bGgHcd77n9Vc9tBFjp7t5-QMeu0aSjKrWrPg1TkNPhoo9WYGyIQ2bQz7-wVXokN7kJaLmGIkI-3zmCF0/s320/adidas-fifa-jabulani-ball-1.jpg)
Bom, um tema que está a tona nas vésperas do início da Copa do Mundo é a bola que será utilizada nela: A Jabulani. Mas o nível de aprovação do principal instrumento do futebol foi muito baixo. Simplesmente foi "malhada" pelos jogadores da seleção brasileira, que a chamaram de bola de supermecado, Jaburu e sobrenatural. Robinho chegou a dizer que a o criador dela não sabe o que é futebol. Chilenos, espanhóis e uruguaios também a criticaram.
Só falando rapidamente sobre a Jabulani, tem esse nome porque significa "celebrar" no idioma zulu. Ela tem apenas oito gomos em formato 3D e sua fabricante colocou onze cores, representando os onze jogadores de cada seleção, as onze tribos que formam a África do Sul e as onze línguas oficiais do país.
Mas será que é desculpa pra goleiros e atacantes o formato mais leve dela? Lembrando qe ela já foi utilizada no Mundial de Clubes do ano passado, nos Emirados Árabes. Na Copa de 2006, a bola oficial do Mundial também foi duramente criticada, e com o tempo, as críticas foram se amenizando.
Um teste para o Brasil da Jabulani foi feita hoje, na vitória por 3x0 contra o Zimbábue, em mais um amistoso caça-níquel da CBF. E ela sofreu...e muito! Mas também por outro lado teve seu ponto a favor na partida de hoje, quando Michel Bastos chutou ela à 138 km/h, e fez um golaço.
Em outros amistosos a mesma bola vem sendo muito mal-tratada, como por exemplo no 1x0 da Austrália na Dinamarca. O que nos resta é esperar e ouvir mais opiniões bizarras sobre esse assunto, que vai demorar a ter um final.
Só para terminar a coluna, hoje (quarta-feira, dia 2/7), começei a escrever matérias para o Blog da Copa do Mundo FIFA: http://blogdacopadomundofifa.blogspot.com/
Até a próxima!